Gaiolas ou Asas? – A maneira como pensamos influência nossa realidade
04/02/2020
Poemorfosia
04/02/2020
Exibir tudo

O que é Biblioterapia?

A Biblioterapia é utilizada como a indicação de materiais de leitura, que auxiliem o desenvolvimento da maturidade emocional, a fim de nutrir e proporcionar a saúde mental.

O material utilizado são livros de romances, poesias, peças, histórias, arte, ficção ou bibliografias. A indicação do tipo de leitura a ser utilizada ao longo dos atendimentos psicoterapêuticos, varia de acordo com o conflito existente em cada pessoa.

O exercício desta arte traz em si o potencial de ser usado como uma ferramenta significativa na reconquista da psique saudável de pessoas com sofrimento psíquico. Por meio dela o cliente passa por processos de avaliação que envolve a maneira como se expressa através do tom da voz, como realiza a leitura e seu comportamento motor. Pode parecer estranho, mas tão importante quanto o que dizemos, é como o fazemos.

Através da leitura, o cliente é convidado a entrar em contato com sua própria história, seus sentimentos e emoções, deixando de ser um coadjuvante e ocupando o lugar principal em seu enredo de vida.

É importante ressaltar que a Biblioterapia, não exerce a função da psicoterapia, mas pode ser utilizada como modo de facilitar a expressão e desenvolver o contato do cliente consigo mesmo, já que a leitura traz uma atividade cerebral similar à que ativaria a experiência real.

Se você pudesse ser uma história ou personagem, qual seria?

Clique aqui
1
Fale com a Psicóloga
Fale com a Psicóloga